‘Jogos da Mobilidade’ abordam o desafio da mobilidade de forma lúdica

Compartilhar

O que você faria se pudesse decretar o futuro da mobilidade em sua cidade? Ou reencaixar as peças para que os deslocamentos ficassem mais fluidos? São estes os Jogos da Mobilidade, fruto de uma parceria entre Idec e o grupo Fast Food da Política



FFDP08
(fotos ilustrativas de dinâmica de jogo do Fast Food da Política)

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor fechou uma parceria com o grupo Fast Food da Política para elaborar e aplicar os ‘Jogos da Mobilidade’, uma forma lúdica de refletir e compreender os desafios da mobilidade urbana em uma grande cidade como São Paulo.

Ao atravessar um percurso de três games diferentes, participantes poderão entender quais os principais problemas relacionados ao tema, descobrir quais os atores responsáveis pela gestão da mobilidade em São Paulo e como interferir nesse processo, exercendo sua cidadania e refletindo sobre decisões que afetam toda a população.

Os jogos foram pensados para serem jogados em locais públicos e centros culturais. Como possuem licenças livres, poderão ser baixados junto com seus manuais na internet para serem impressos novamente, jogados e replicados por quem quiser.

A primeira rodada de jogatina acontecerá durante a Virada Sustentável, no final de semana dos dias 27 e 28 de agosto. Em breve, teremos mais detalhes sobre esta aventura!

(fotos ilustrativas de dinâmica de jogo do Fast Food da Política)
(fotos ilustrativas de dinâmica de jogo do Fast Food da Política)

Confira como foi o lançamento do site MoveCidade

 

No dia 21 de julho, aproveitamos a comemoração do aniversário de 29 anos do Idec para lançar a plataforma MoveCidade.

O bate papo online contou com os convidados Carlos Aranha, coordenador do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo, e Rodrigo Campanella, coordenador de projetos do Laboratório de Experimentação Digital – LED, além da presença em peso da equipe do Idec, com Teresa Liporace, gerente de projetos, Rafael Calabria, pesquisador especialista em mobilidade e Carlos Thadeu, gerente técnico.

Se você não viu, aí vai o vídeo na íntegra: