Conheça o MoveCidade

Compartilhar



MoveCidade_PrimeiroPost

 

Depois de alguns meses de trabalhos intensos aqui pelo Idec e pelo Laboratório de Experimentação Digital (LED), o site MoveCidade finalmente está no ar. E o que podemos esperar dele?

Neste primeiro momento, temos 10 páginas de conteúdo em diferentes formatos. São animações em vídeo, quadrinhos educativos, infográficos e páginas interativas, nas quais um clique revela mais detalhes sobre as imagens.

Teremos também este espaço de blog, onde poderemos publicar atualizações e novos conteúdos como vídeos, registros de bate-papos online que fizermos, as ações de advocacy em mobilidade das quais participemos e entrevistas com pessoas que são referência na mobilidade urbana hoje.

O objetivo será sempre o de traduzir conceitos que podem soar complicados à primeira vista, mas que estão intimamente ligados ao dia a dia das pessoas. Assim, elas poderão também se engajar por melhorias em suas cidades e estados, aprimorando uma mobilidade que deve sempre priorizar os modos ativos (a pé e de bicicleta) e coletivos de transporte.

Queremos que os cidadãos se empoderem das ferramentas publicadas aqui e passem a participar mais ativamente das políticas públicas de mobilidade opinando, reclamando e fiscalizando os serviços prestados. O que nos leva a falar do estamos preparando no forno.

 

As animações feitas pelo LED traduzem conceitos difíceis em algo simples
As animações feitas pelo LED traduzem conceitos difíceis em algo simples

 

O que vem por aí

 

Para os próximos meses, publicaremos novas páginas, todas com conteúdo construído junto com entidades parceiras e que são referência em suas respectivas áreas: Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, Greenpeace, ITDP Brasil e WRI – World Resourses Institute.

Em setembro, mês da mobilidade, lançaremos a versão beta do nosso aplicativo de avaliação dos diferentes modais de transportes. Com ele, poderemos ter uma base de dados independente para saber o que as pessoas acham sobre ônibus locais e intermunicipais, trens, metrô, ciclovias e sistemas de bicicletas compartilhadas. A primeira versão será restrita a São Paulo, cidade que registra quase 50% do volume de usuários de transporte coletivo das 10 maiores capitais do Brasil. Mais tarde, abriremos para outras cidades.

 

Os quadrinhos trazem a mobilidade para o dia-a-dia das pessoas
Os quadrinhos trazem a mobilidade para o dia a dia das pessoas

 

Sobre o MoveCidade

 

A plataforma MoveCidade faz parte do Programa de Mobilidade do Idec, apoiado pelo iCS – Instituto Clima e Sociedade, e é feita em parceira com o LED – Laboratório de Experimentação Digital.