Veja os resultados da nova avaliação dos ônibus de BH, RJ e SP

Compartilhar



Dando sequência à série de divulgações especiais do mês da mobilidade, o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, lançou nesta quinta-feira (13) novos resultados das avaliações realizada por usuários de ônibus – municipais e intermunicipais – nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, gerados a partir do aplicativo MoveCidade.

De acordo com as avaliações dadas por mais 3 mil passageiros dessas três capitais no último ano, os sistemas intermunicipais (que transporta os usuários de mais longe) têm pior avaliação do que nos sistemas municipais, com exceção a rede de ônibus do Rio, que opera também linhas com características de ônibus rodoviários e possuem outras características de qualidade.

Esse resultado evidencia como os ônibus intermunicipais recebem menos atenção e investimento dos poderes públicos. Em São Paulo se destaca ainda a falta de fluidez dos ônibus intermunicipais resultados da populosa região metropolitana São Paulo, e da falta de investimento em infraestrutura metropolitana. Hoje a região metropolitana possui apenas dois corredores.

Veja aqui todos os gráficos do levantamento:

Slide1

 

 

 

Slide2

 

 

 

 

Slide3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Neste levantamento, mapeamos também as avaliações, pelas áreas de operação dos ônibus nas capitais. Veja a avaliação nas cidades:

 

MapaBH

 

 

 

 

MapasBH2

 

 

 

 

MapaRJ

 

 

 

 

MapasRJ2

 

 

 

 

MapaSP

 

 

 

 

MapasSP2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe desta pesquisa avaliando as suas viagens pelo aplicativo MoveCidade.